Porque Deus me escolheu?



Texto Básico: Filipenses 2:15

"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo".

Estamos em pleno século 21.
Podemos nos telejornais, na internet e em todos os meios de comunicação a situação em que o mundo se encontra.
Jovens, homens e mulheres entregues à prostituição, ao tráfico, às drogas, ao mundo do crime e não se espante ao ver que isso tem piorado.
As estatísticas comprovam que 53% dos processos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro são de jovens de 18 a 24 anos envolvidos com a criminalidade e que de cada 3 jovens, 1 já “experimentou” algum tipo de droga.
Esta carta escrita por Paulo aos Filipenses por volta de 60 anos depois de Cristo não se aplica somente para a igreja daquele tempo, mas deve ser vivida por cada um que deseja ter seu lugar junto com o Senhor quando ele vier buscar a sua igreja.
Se olharmos alguns versículos antes deste que lemos, podemos ver que Paulo nos faz um alerta:

Vers. 13, 14 e 16:
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”

Repare que tudo que é dito na carta, se aplica corretamente à Igreja dos dias atuais.
O querer de Deus para com cada vida, o chamado de Deus para cada vida.
Sendo assim, ao meditar nesta palavra Deus me mostra dentre vários, 4 motivos principais pelo qual Ele nos chamou:
1. Ele nos chamou por atalaia: (Ezequiel 3:17) “Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte”.
Atalaia significa sentinela, guarda, vigia. Aqui Deus nos chama por Vigias Espirituais, como Porta-vozes do Senhor na terra, ele nos escolheu para que nós viessemos a espalhar as boas novas do Senhor, a sua palavra a todo aquele que não a conhece. Isso é fortalecido em Marcos 16:15 que diz: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
O atalaia é aquele que se deixa ser usado conforme a vontade de Deus, que não se envergonha do evangelho, que faz com que este mundo conheça a mais bela história de amor já existiu em toda história da humanidade.
Deus te chama por atalaia hoje, pra que você leve a mensagem da cruz a sua família, aos seus amigos, a todos que necessitam.
2. Ele nos chamou por reparadores de roturas: (Isaías 58:12) “Os teus filhos edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração a geração: e chamar-te-ão reparador de roturas, e restaurador de veredas para morar.”
Reparador de roturas é aquele que através de sua vida, abençoa outras vidas, é aquele que se deixa ser guiado pelo Senhor continuamente, que abre mão de tudo por amor a causa do Senhor.
O reparador de roturas é aquele que não se envergonha e não tem medo de chegar até um usuário de drogas ou até uma prostituta e levar uma palavra de renovo, de mudança de vida, de transformação da parte Deus.
O reparador de roturas não é acusador ou juiz, ele não critica, não ofende, não julga, não faz fofocas, mas ajuda a salvar e libertar essas vidas.
É aquele que sempre tem uma palavra de Deus para entregar ao aflito, que faz a diferença.
Deus nos chama para sermos reparadores de roturas, canal de benção, vaso de honra, instrumentos nas mãos dele.
3. Ele nos chama pra ser luz do mundo: (Mateus 5:14) “Vós sois a luz do mundo.”
4. Ele nos chama pra ser sal da terra: (Mateus 5:13) “Vós sois o sal da terra;.”
Luz do mundo e sal da terra...
A luz não é luz para si mesma, não ilumina a si mesma, nem o sal salga a si mesmo. Mas a luz é acesa para iluminar a tudo e a todos. Jesus, pelo batismo, nos deu sua luz, em nós há uma luz que deve iluminar “a casa toda”, mas por nossas atitudes, nós colocamos nossa luz embaixo da mesa, nós a abafamos, a escondemos e nós mesmos ficamos nas trevas. A fé que temos em Deus é o sal que tempera e preserva, mas “se o sal perde o sabor, para nada serve e é jogado fora”, se nossa fé não se manifestar em atitudes de cristãos, é como um sal que não serve para nada e é desprezado.
Ser “sal da terra” e “luz do mundo” é algo que deve se manifestar em todas as ações de cada um e de cada uma, no dia a dia das pessoas de fé. Nenhum momento, onde quer que andemos e o que quer que façamos, pode estar excluído desta realidade de temperar e iluminar. Como Jesus era e agia, nós devemos ser e agir, se há algo que Jesus, em nosso lugar, não faria, não diria, não pensaria, então o que nós fazemos, dizemos e pensamos.
Jesus redefiniu o significado de santidade. Ser santo e santa para Jesus, não é evitar as pessoas, mas encontrá-las e participar da vida delas, mas não necessariamente ser e agir como elas, e sim ser e agir como luz que ilumina a casa inteira, como sal que transforma o sabor das coisas. É ser e agir com honestidade, nas pequenas e nas grandes coisas, é ser tolerante, é ser e agir com misericórdia, com paciência, com perdão, é ter auto controle, é viver uma sexualidade sadia, respeitadora, percebendo que o outro ou a outra é como cada um de nós: templo do Espírito Santo de Deus.
Jesus foi radical e provocador, andava e comia com os desprezados e excluídos, mas acusava os impuros de coração, os falsos moralistas, os egoístas, os maldosos, os que tinham sempre o olhar concupiscente e os que sempre pensavam o mal dos outros.


FonteAdoraradores por Excelência
Resto do Post

0 comentários:

Postar um comentário