Honrar e obedecer pai e mãe

Muitas vezes os jovens ficam aborrecidos por ter que fazer, por obrigação, o que os seus pais mandam. Podem até argumentar que necessitam de mais liberdade para fazer o que bem entenderem, sem a pressão e a vigilância constantes, ditando-os o que fazer ou não. Em alguns casos, chegam a uma situação extrema de discutir as orientações paternas de forma agressiva.
Mas antes de um maior esclarecimento sobre o assunto, algumas perguntas fazem-se necessárias: Esse tipo de atitude é correta? É sábio fazer tudo o que se deseja? Seus pais não sabem o que é melhor para você?
A melhor fonte para se obter as respostas a essas perguntas é a Tanach, cujos mandamentos devem nortear a sua vida e aplicá-las não só em seu círculo familiar, mas no dia-a-dia com os demais. As orientações nela expressas são a fonte de fortalecimento espiritual e sabedoria.
O livro de Mishlê/Provérbios 23:22 é bem claro ao exortar: "Escuta a teu pai que te engendrou, e não desprezes tua mãe quando ela envelhecer".
Seguindo a orientação acima expressa, por dois motivos básicos você deve respeitar os seus pais: primeiro, ambos possuem uma experiência de vida muito maior do que a sua e segundo, esse é um mandamento proclamado pelo Eterno, sendo assim, ambos sabem o que é melhor para você e só desejam o seu bem. D'us por almejar que você seja reto em sua conduta, diz que você deve respeitar os seus pais.
Mishlê/Provérbios 6:20 complementa essa exortação divina: "Guarda os mandamentos de teu pai, meu filho, e não te esqueças das instruções de tua mãe".
Mais uma vez, a Tanach demonstra o quão sábios, vocês jovens serão, se obedecerem as orientações de seus pais e conseqüentemente, terão toda a proteção e aprovação de D'us.
Os jovens devem fixar em suas mentes e corações o que nos exorta o 5º mandamento: "Honrarás a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que o Eterno, teu D'us, te dá" (Shemot/Êxodo 20:12).
Mas qual é o significado de "honrar" pai e mãe? A lei judaica é extremamente rígida nesse quesito, significando que você é obrigado a respeitar seus pais sem contradizê-los de uma forma bruta, ouvindo suas orientações e realizando-as sem reclamar. Também, no futuro, quando você já estiver estabelecido financeiramente e se estes necessitarem de ajuda, você não deverá negligenciá-los, e terá de fornecê-los o devido sustento.
Portanto, não faça do respeito aos seus pais uma obrigação. Torne-o algo prazeroso, não pensando somente em você, mas na união familiar. Obedecer algumas vezes não é o suficiente, mas, deve-o fazer sempre.
Contudo, se os seus pais ordenarem que você transgrida os mandamentos da Torah ou que faça alguma coisa errada, você deve desobedecer, mas ainda assim com afabilidade.
Jovens, ao honrar os seus pais, vocês estarão praticando para respeitar os mais velhos e também para amar o seu próximo, como requer a tradição judaica: "Não te vingarás e nem guardarás ódio contra os filhos de teu povo, e amarás o teu próximo como a ti mesmo - Eu sou o Eterno!" (Vayicrá/Levítico 19:18).



Outros textos para reflexão:

Cohelet/Eclesiastes 12:13: "E tendo tudo sido devidamente estudado, eis a conclusão final: Teme a D'us e guarda Seus mandamentos, pois nisto considere todo o dever do homem".
Lukas/Lucas 10:27: "Você deve amar o Eterno, seu D'us, de todo o coração, de toda a alma, com todas as forças e de todo o entendimento e ame o próximo como a si mesmo".
Kolassim/Colossenses 3:20: "Filhos, obedeçam aos pais em tudo, pois isso agrada ao Eterno".

Fonte: JudaísmoMessiânico.Net

0 comentários:

Postar um comentário